MALAGUETA DO DESERTO
← Voltar aos textos
QUE FIM LEVOU O CABO ZÉ INÁCIO

QUE FIM LEVOU O CABO ZÉ INÁCIO

11 leituras
QUE FIM LEVOU O CABO ZÉ INÁCIO?

Entre as muitas histórias deixadas pela grande enchente de 1960, uma permaneceu sem resposta na memória dos aracatienses:
— Que fim levou o cabo Zé Inácio?
Seu desaparecimento ocorreu durante a calamidade provocada pelo arrombamento do Açude Orós. As águas desceram enfurecidas pelo Vale do Jaguaribe, invadindo cidades, destruindo casas, arrastando animais e obrigando milhares de pessoas a abandonar quase tudo o que possuíam.
No meio daquela aflição, desapareceu o cabo Zé Inácio, policial militar, casado e pai de filhos. Era um homem pacato, estimado pela comunidade, de baixa estatura e corpo franzino. Nada possuía da figura imponente com que, muitas vezes, se representam os homens da polícia. Sua autoridade parecia residir menos na força do corpo do que na dignidade do uniforme que vestia.
Não sei onde ele foi visto pela última vez. Também desconheço se estava trabalhando, socorrendo moradores ou tentando proteger a própria família. Seria tentador preencher essas lacunas com algum gesto heroico, pois a imaginação costuma oferecer respostas quando a realidade permanece calada.
Não farei isso, em respeito aos leitores, à família e a mim mesmo.
De sua história, devemos contar apenas o que chegou até nós.
Segundo se dizia em Aracati, o cabo desapareceu durante a enchente, e seu corpo jamais foi encontrado. É possível que as águas o tenham levado. Talvez tenha sido arrastado para algum ponto distante do Jaguaribe, depositado entre galhos, raízes e balseiros, num lugar onde ninguém conseguiu localizá-lo.
Pode ter acontecido de outra maneira.
Ninguém sabe.
Quando a verdade não aparece, o povo procura inventar caminhos para alcançá-la. E foi assim que, em torno do desaparecimento do cabo Zé Inácio, nasceram histórias de toda espécie.
Alguém jurou tê-lo visto agarrado ao tronco de uma grande árvore, lutando desesperadamente contra a correnteza. O tronco descia rio abaixo, rodopiando entre redemoinhos, levando o homem na direção da desembocadura do Jaguaribe. Zé Inácio teria levantado um dos braços e gritado por socorro, mas o barulho das águas era maior do que a voz humana. Em poucos instantes, homem e árvore desapareceram na distância.
Outros afirmaram que ele havia sido carregado até o mar e, após sobreviver às águas do rio e às correntes marítimas, aparecera em Cascavel/Ce. Segundo essa versão, vivia naquela cidade sem memória do passado, incapaz de recordar o próprio nome, a mulher ou os filhos que deixara em Aracati.
Houve ainda quem dissesse — veja aonde a imaginação pode chegar — que o cabo fora engolido por um jacaré colossal nas proximidades da Barreira Preta. O animal teria surgido no meio das águas revoltas, aberto uma boca descomunal e desaparecido em seguida, deixando apenas círculos escuros sobre a superfície do rio.
Eram histórias sem comprovação, aumentadas de boca em boca, de calçada em calçada. Talvez servissem para distrair o povo daquilo que era ainda mais doloroso: a absoluta falta de uma resposta.
Tempos depois, encontraram uma ossada no rio.
A notícia correu por Aracati e reacendeu a pergunta que atormentava a família:
— Seriam aqueles os restos mortais do cabo Zé Inácio?
Por alguns dias, a esperança e o medo dormiram na mesma casa. Encontrar seus ossos significaria confirmar sua morte, mas também permitiria à família enterrá-lo, acender uma vela e, finalmente, começar o luto.
A ossada, entretanto, media aproximadamente um metro e setenta e cinco centímetros. Zé Inácio tinha apenas cerca de um metro e sessenta. A diferença afastou a possibilidade de que aqueles restos lhe pertencessem.
A investigação não avançou o suficiente para oferecer uma conclusão. Naquele tempo, não existiam os recursos científicos de identificação de que dispomos atualmente. Os ossos permaneceram sem nome, enquanto a família continuou sem a certeza necessária para transformar o desaparecimento em despedida.
Existe sofrimento maior do que não saber?
A morte, por mais dolorosa que seja, traz uma resposta definitiva. O desaparecimento, não. Ele mantém uma porta entreaberta, alimenta esperanças improváveis e impede que os que ficam sepultem verdadeiramente aquele que partiu.
A mulher do cabo Zé Inácio permaneceu com os filhos e enfrentou severas dificuldades. À ausência do marido e do pai, juntaram-se as privações materiais. Faltava o homem da casa, faltava seu salário e faltava, sobretudo, uma explicação.
Enquanto o rio baixava e a cidade procurava reconstruir suas ruas, aquela família continuava inundada por dentro.
Não sei que assistência recebeu do governo ou da própria corporação. A memória dos aracatienses, entretanto, não guardou notícia de amparo duradouro, pensão suficiente ou providência capaz de livrar a viúva e os filhos das necessidades. Se algum auxílio houve, parece não ter sido bastante para impedir que enfrentassem, quase sozinhos, as consequências da tragédia.
A enchente levou Zé Inácio. A pobreza ficou batendo à porta.
Sempre me perguntei se o desamparo daquela família não teria sido agravado pela baixa patente que ele ocupava na Polícia Militar. Não posso afirmar que essa tenha sido a razão. Mas uma pergunta incômoda atravessa o tempo:
E se o desaparecido fosse um coronel?
Talvez tivessem mobilizado homens, embarcações e autoridades. Talvez fossem abertos inquéritos mais rigorosos, publicados comunicados e repetidas as buscas até que alguma resposta aparecesse. Talvez o nome do desaparecido tivesse chegado aos jornais e aos gabinetes do Governo.
O cabo, porém, era apenas um cabo.
Homem pequeno na hierarquia, mas imenso para a mulher que o esperava e para os filhos que precisavam dele.
É possível que os registros funcionais da Polícia Militar guardem informações que nunca chegaram ao conhecimento dos aracatienses. Talvez exista, em alguma gaveta esquecida ou arquivo coberto de poeira, um documento com seu nome completo, sua matrícula e as circunstâncias em que foi afastado do serviço. Quem sabe uma folha amarelada contenha a resposta que a família procurou durante tantos anos?
Até onde sei, porém, o que lhes coube foi o silêncio.
O tempo passou. Os filhos cresceram carregando a ausência do pai. Não houve sepultura onde pudessem depositar flores, acender uma vela ou pronunciar uma oração. Restou-lhes somente a lembrança de um homem que saiu de casa e nunca mais voltou.
É possível que, durante muitos anos, a esposa tenha despertado com o ruído de passos na calçada, acreditando que ele finalmente regressava. Talvez tenha olhado para a porta sempre que alguém batia, imaginando que, do outro lado, estivesse Zé Inácio — mais velho, cansado, mas vivo.
A esperança também sabe ser cruel.
O cabo Zé Inácio não deixou endereço, notícia nem túmulo conhecido. Deixou uma mulher, filhos, uma ossada sem identificação e uma pergunta atravessando as décadas.
O arrombamento do Açude Orós entrou para a História pelas cidades inundadas, pelas casas destruídas, pelos rebanhos perdidos e pelas multidões obrigadas a fugir. As grandes tragédias costumam ser contadas por meio de números. Somam-se os desabrigados, calculam-se os prejuízos e mede-se a altura alcançada pelas águas.
Os números, porém, não contam tudo.
Dentro de cada calamidade existem histórias particulares: uma família separada, uma porta que não tornou a se abrir, uma cadeira que permaneceu vazia, um pai que não voltou para casa. São acontecimentos quase invisíveis diante da grandeza do desastre, mas imensos para aqueles que os viveram.
Não sei se os ossos encontrados no rio pertenciam a outro desaparecido. Não sei se as águas venceram o cabo Zé Inácio, em que lugar ou em que momento isso aconteceu. Não sei sequer se algum documento oficial registrou sua morte.
Sei apenas que sua família esperou por uma resposta que nunca chegou.
E a dúvida, essa permaneceu em terra, sentada à porta de sua casa, esperando por ele até hoje.

Fortaleza, 11 de setembro de 2026
José Nilton Fernandes